"Palavras que saem da boca chegam aos ouvidos, mas palavras que saem do coração chegam ao coração"  

Ditado africano

Biblioterapia

Quem costuma ler sabe bem como é. Já foi comprovado que os benefícios vão além do entretenimento. Desde as antigas civilizações acreditava-se que a leitura poderia proporcionar alívio às enfermidades. O livro, a leitura, as histórias podem ajudar a nomear e a compreender as nossas emoções. 

"Ser contador de histórias é ser um leitor do mundo, da vida, dos sons, dos silêncios das pessoas."

Clara Haddad

Biblioterapia é um procedimento que faz uso de textos, livros e atividades de leitura que buscam promover a regulação emocional. De modo geral, a proposta envolve utilizar livros como instrumentos para melhorar nossa qualidade de vida e auxiliar no tratamento de diversos problemas como, por exemplo, ansiedade ou depressão.

O termo Biblioterapia surge numa junção do grego "Biblion", que significa livro, e "Therapeia", que corresponde à terapia, cura e recuperação.

A escolha dos materiais de leitura é realizada de acordo com as condições de cada pessoa, seus gostos pessoais, seu grau de escolaridade e familiaridade, faixa etária, etc. Podemos utilizar de histórias da tradição oral, contos literários, poesia e poemas e todo o tipo de conteúdo que possibilite um envolvimento com a condição em que o indivíduo estiver atravessando, incentivando uma compreensão mais ampla e aprofundada sobre a sua situação.  Este processo pode ser realizado individualmente ou em grupo.

A Biblioterapia tem o intuito preventivo no sentido de oferecer uma experiência e estimular o desenvolvimento pessoal. É uma atividade, que hoje já se estabeleceu em vários países como o Reino Unido, Portugal, Estados Unidos, Brasil.

Alain de Botton é um dos grandes impulsionadores da Biblioterapia. Ele também é um dos fundadores da The School of Life — uma organização dedicada à “inteligência emocional”, que oferece aulas e diferentes tipos de terapia. “Num dos vídeos do YouTube, que soma mais de 2,6 milhões de seguidores, é explicado em menos de cinco minutos por que é que a literatura é importante para o ser humano: “Dá-nos um leque de emoções e eventos que levaríamos anos, décadas, milénios, para sentir diretamente.”

Ou seja, é um “simulador de realidade” que nos permite de forma segura sentir na pele, por exemplo, como é passar por um divórcio, matar alguém e ter remorso e abandonar o emprego para fazer uma viagem à volta do mundo”.

Sabemos que a literatura pode funcionar como “simulador de realidade” que nos permite de forma segura sentir na pele, por exemplo, o medo e como lidar com ele, como é vivenciar uma perda ou um divórcio. A leitura gera a capacidade de avaliar questões cotidianas com mais clareza, nos ajuda perceber novos modos de perceção de uma situação. A identificação com um personagem pode libertar sentimentos e pensamentos, conduzindo à descoberta de novas formas de agir.

Vale lembrar que a Biblioterapia não substitui — nem o pretende fazer — outros tipos de terapia, como a psicologia ou a psiquiatria. O Biblioterapeuta faz um acompanhamento com textos selecionados. No meu caso trabalho com foco na literatura infantojuvenil.

 

Se tens interesse em agendar uma sessão ou saber mais informações escreva para o meu e-mail e terei todo o gosto em ajudar.

 

Um abraço de contos,

Clara Haddad

"O conto é para todos nós o primeiro leite intelectual. Os primeiros heróis, as primeiras cismas, os primeiros sonhos, os movimentos de solidariedade, amor, ódio, compaixão, vêm com as historias fabulosas ouvidas na infância"

Câmara Cascudo

FALE COMIGO

Estou ao seu dispor para qualquer informação complementar e responderei o mais breve possível.

PORTO. PORTUGAL

info@clarahaddad.com 

 

TLM e contacto de Whatsapp

0351 91465 63 72        PORTUGAL

Cel- 5511 98259 6166      BRASIL 

  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Instagram Icon

©Clara Haddad.Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon