"O melhor contador de histórias é aquele cujas histórias são lembradas muitos e muitos anos depois que seu próprio nome tenha sido esquecido.“ 

Trecho do conto popular«O melhor contador de histórias»

Clara Haddad dinamiza espetáculos de narração oral cênica para adultos, crianças e jovens. Narra em português ou espanhol. Já se apresentou em países como: Brasil, Portugal, Bélgica, França, Perú, México, Itália, Cabo Verde, Suécia, Venezuela e Espanha..

Com quase 3 décadas de experiência na área artística e knowhow Clara Haddad dinamiza espetáculos narração oral cênica para crianças, jovens, adultos e seniores em bibliotecas, casas de cultura, escolas, festivais, eventos, empresas ou instituições. Suas apresentações estão repletas de contos populares ou literários com histórias de variados lugares e tradições. Assim, o público é convidado a experimentar sentimentos e sensações a partir da palavra dita.

Promover momentos lúdicos e mágicos através do contacto com os contos da tradição popular, os contos literários são os objetivos desta atividade ancestral que é a arte de contar histórias.

Os contos são escolhidos pela narradora em função do espetáculo, das características do(s) grupo(s), e faixas etárias. Entretanto, é essencial ter em conta as condições físicas onde a sessão é realizada. Os participantes devem estar confortáveis e as condições acústicas devem ser favoráveis à transmissão da palavra. Não é recomendado local onde exista passagem de pessoas. A apresentação deve decorrer em sala apropriada para o efeito, ou seja, salas de teatro, auditórios, bibliotecas ou blackbox. Em espaços alternativos, como jardim ou recintos abertos é necessário ter as condições acústicas com apoio de sistema de som com microfone headet ou de lapela e um biombo de fundo.

clara soryteller

novo em repertório 

2020

Fiandeira de Histórias

(público jovem e adulto)

Fiandeiras de histórias é um espetáculo repleto de histórias de heroínas  que com o fio da garra, coragem e destreza tecem o seu destino. O movimento circular de quem fia sugere continuidade. Assim as heroínas fazem seu caminho, como fiandeiras do seu destino. Os fios e as suas artes predominam nos contos e de alguma maneira sugerem a relação com o divino. Feita a teia feita ou desfeita as personagens que aparecem no espetáculo tentam dominar o tempo. Figuras femininas, sobrenaturais, míticas utilizam o fio para ordenar o processo Vida-morte-vida, para ganharem voz, resolverem problemas dominarem o tempo e o destino e construírem estratégias de sobrevivência.

Duração| 50 minutos

Direcionado para público jovem e adulto (jovens a partir dos 15 anos)

Burros, Burraldos, Totós e paspalhões

( público geral, crianças e famílias)

Neste espetáculo a escritora e contadora de histórias Clara Haddad selecionou narrativas populares e literárias bem humoradas.

Poderá ouvir uma fábula de um burro, de computador ao colo, nunca viu um livro, de um lobo totó enganado pela capuchinho esperta, de heróis que nunca ouviram falar de inteligência, e personagens que desconhecem a astúcia, esperteza ou valentia. 

Todos os contos estão repletos de muitas aventuras e trapalhadas.. com burros, burraldos, totós e trapalhões que vivem com a cabeça no ar e ideias nas nuvens..

Duração| 50 minutos

PIF PAF POLT

Um espetáculo que articula as várias áreas artísticas tais como a narração oral, a música, o movimento, a literatura e o teatro para a infância e que proporciona momentos únicos de afeto, ternura e diversão criando um vínculo com pais , bebés, crianças e avós..

Pif Paf  Polt ..a história vai comecar!

Duração| 30 a 35 minutos

Género| Narração oral cénica, mediação de leitura e música

Texto, figurino e histórias cantadas| Clara Haddad

Figurino| Clara Haddad,  Entre Contos e Pontos e Sofia Almeida

Público a que se dirige| bebés de 6 meses a 3 anos. (bebés acompanhados por um adulto)

Lotação até 20 bebés. Acompanhados por no máximo 2 adultos cada um.

O fio vermelho-contos para abrandar distâncias.

À medida que os dias de isolamento se transformam em semanas, muitos e muitas de nós  sentimos  que estávamos cada vez mais distantes da nossa "vida normal". Muita coisa mudou e com novas rotinas nossas relações com o mundo e com as pessoas mudaram também. Entretanto, sabemos que os momentos difíceis nos fazem lembrar histórias e nessas narrativas encontramos nossa força e a certeza de que não estamos sós pois estamos ligados por um fio vermelho que abranda distâncias.

duração? 50 min

"Embora nenhum de nós vá viver para sempre, as histórias conseguem. Enquanto restar uma criatura que saiba contar a história, e enquanto, com o facto dela ser repetida, os poderes maiores de amor, generosidade, perseverança forem continuamente invocados a estar no mundo,  eu lhe garanto que  será suficiente."

Clarissa Pinkola Estés

clara haddad festival literário

repertório  público infantil familiar geral

Viagem com os Grimm

Clara Haddad com sua "máquina do tempo" conduz os ouvintes a uma viagem pelo fascinante universo dos contos maravilhosos recolhidos pelos irmãos Grimm.

A seleção das histórias é feita pela escritora e narradora muda conforme a faixa etária do público, buscando contar versões pouco conhecidas e criar um ar de novidade. Dessa forma os ouvintes vão (re)descobrir os contos que encantaram muitas gerações

Duração| 60 minutos

Género| Narração oral cénica

Seleção, adaptação dos contos, narração e figurino| Clara Haddad

Público a que se dirige |Infantil familiar - crianças de 4 a 8 e de 9 a 16 anos

(Versão adulta – jovens a partir de 18 anos, adultos, seniores)

.

Contos sem pés nem cabeça

Como seria se as histórias dos príncipes, das princesas, dos reis e das rainhas, das bruxas más e dos dragões que soltam fogo pelo nariz, começassem pelo final, depois do “viveram felizes para sempre?" É exatamente o que acontece na primeira história deste espetáculo dinamizado pela escritora e contadora de histórias Clara Haddad. E as outras histórias? Bem… Talvez nem tenham pés nem cabeça…

Duração| 50 minutos

Roteiro, adaptação dos contos populares e narração| Clara Haddad

Figurino| Clara Haddad e Entre Contos e Pontos

Público a que se dirige| Infantil- Familiar (crianças a partir dos 3 anos aos 10 anos)

Contos d´além Mar

Neste espetáculo, os ouvintes vão embarcar numa viagem pelos caminhos da literatura oral, pelas histórias e cultura dos nossos
antepassados- que conduzem à língua portuguesa, nossa língua-mãe, e a nós mesmos.
«Contos d´além-mar» é um espetáculo composto por alguns contos da lusofonia e reúne contos do Brasil, de Portugal, de Moçambique e de Angola, repletos de ensinamentos, diversão e riqueza cultural, narrados pela escritora e narradora Clara Haddad.


Duração| 45 minutos
Género| Narração oral cênica
Texto, adaptação e reconto das histórias
tradicionais lusófonas e narração| Clara
Haddad
Figurino e adereços| Clara Haddad
Público a que se dirige| 1.º ciclo, 2.º e 3º ciclo de ensino

Burros , burraldos, totós e paspalhões

Neste espetáculo a escritora e contadora de histórias Clara Haddad selecionou narrativas populares e literárias bem humoradas.

Poderá ouvir uma fábula de um burro, de computador ao colo, nunca viu um livro, de um lobo totó enganado pela capuchinho esperta, de heróis que nunca ouviram falar de inteligência, e personagens que desconhecem a astúcia, esperteza ou valentia. 

Todos os contos estão repletos de muitas aventuras e trapalhadas.. com burros, burraldos, totós e trapalhões que vivem com a cabeça no ar e ideias nas nuvens..

Duração| 50 minuto

28.png
clara
clara

Era pois, pois uma vez

«Era Pois Pois Uma Vez » é uma apresentação na qual teremos uma oportunidade de nos inteirarmos do riquíssimo imaginário do povo português. São histórias cheias de humor, aventura, amor e mistério.Um espetáculo onde a narradora Clara Haddad permeia a apresentação com contos tradicionais portugueses recolhidos por Teófilo Braga, Adolfo Coelho e Ana de Castro Osório acompanhados por histórias cantadas do cancioneiro popular

 

Duração| 55 minutos

Texto, adaptação dos contos e narração| Clara Haddad

Público a que se dirige| jovens e adultos

Figurino, Adereços e Objetos| Clara Haddad

Contos & Encantos do Mundo

Através da palavra e o imaginário dos contos tradicionais de vários países temos a oportunidade de entrar em contato com temas que dizem respeito, a todos nós, como seres humanos.

 

Contos & Encantos do Mundo é um espetáculo onde Clara Haddad faz-nos descobrir outras culturas, suas particularidades, seus costumes, seu povo, belezas e mistérios. Pedacinhos de vida e histórias misturados como uma colcha de retalhos.

Duração| 60 minutos

Texto, adaptação dos contos  e narração| Clara Haddad

Público a que se dirige| Jovem- Adulto a partir dos 16 anos.

Figurino, Adereços e Objetos| Clara Haddad

Era uma vez, não foram duas, nem três!

Uma viagem ao universo dos contos de fadas que habitam nosso imaginário. Com histórias como a verdadeira história do Capuchinho Vermelho, uma versão francesa do séc. XIV e outros contos maravilhosos que vivem no nosso imaginário, narrados de maneira mágica e divertida por Clara Haddad.

Duração| 40 minutos

Texto, adaptação dos contos de fadas e narração| Clara Haddad

Figurino| Clara Haddad e Entre Contos e Pontos

Público a que se dirige| Infantil-Familiar (crianças a partir dos 6 aos 14 anos)

Histórias de dar medo ao susto

Neste espetáculo Clara Haddad une contos onde o terrível, o assustador e a morte invadem o nosso imaginário e relatam situações sobrenaturais, enigmáticas e misteriosas. São histórias que causam hesitação, emoção, surpresa, curiosidade e aguçam a perspicácia dos ouvintes. Narrativas que vão arrepiar até os mais corajosos… histórias de dar medo ao susto ou nem tanto!

Duração| 50 minutos

Texto, adaptação dos contos e narração| Clara Haddad

Público a que se dirige| Infantil-Familiar  (crianças a partir dos 6 anos)

Fotos| José Cunha

Figurino, Adereços e Objetos| Clara Haddad e Sofia Almeida

espetáculos baseados em meus livros

Poeira das Estrelas

O desejo de tocar as estrelas e de ouvir os seus segredos faz parte da vontade de realizar o impossível. Faz parte, ainda, daqueles sonhos da infância no qual tudo pode nos pertencer – mesmo que seja num breve instante. Neste espetáculo, a escritora  Clara Haddad narra de forma mágica, lúdica e interativa a  história do seu livro e outros contos inspiradores de jovens sonhadores e fortes, heróis enfeitiçados, animais mágicos… histórias onde a magia, o sonho e os valores como amizade, o otimismo, a entreajuda e a compreensão estão presentes.

 

 

Duração| 45 minutos

Roteiro, adaptação dos contos populares e narração| Clara Haddad

Figurino| Clara Haddad e Entre Contos e Pontos

Público a que se dirige| Infantil- Familiar (crianças a partir dos 3 anos aos 10 anos

A Narradora de Histórias

Neste espetáculo vamos ouvir algumas das histórias do livro de Clara Haddad. São contos do Líbano, de Portugal, do Brasil, da França, do México… narrados de uma maneira mágica, lúdica e divertida e que vão surpreender crianças e adultos.

 

Duração| 45 minutos

Género| Narração oral cénica

Texto, narração e figurino| Clara Haddad

Público a que se dirige |Infantil familiar - crianças de 4 a 12 anos

(Versão adulta – jovens a partir de 18 anos, adultos, seniores)

capa_Poeira das Estrelas.jpg
Capa Narradora.jpg

"A cultura, A educação, a literatura, tecem as nossas vidas, as nossas  emoções, a nossa identidade, o nosso futuro"

Clara haddad

clara haddad

Carteira de Espetáculos

espetáculos para bebés

Pif Paf Polt

Um espetáculo que articula as várias áreas artísticas tais como a narração oral, a música, o movimento, a literatura e o teatro para a infância e que proporciona momentos únicos de afeto, ternura e diversão criando um vínculo com pais , bebés, crianças e avós..

Pif Paf  Polt ..a história vai comecar!

Duração| 30 a 35 minutos

Género| Narração oral cénica, mediação de leitura e música

Texto, figurino e histórias cantadas| Clara Haddad

Figurino| Clara Haddad,  Entre Contos e Pontos e Sofia Almeida

Público a que se dirige| bebés de 6 meses a 3 anos. (bebés acompanhados por um adulto)

Lotação até 20 bebés. Acompanhados por no máximo 2 adultos cada um.

Tangolomango de Histórias

Tangolomango de Histórias é um espetáculo sensível para pequeninos onde o som, as canções, os cheiros, os bonecos, os livros de imagens e de pano, o Kamishibai são o ponto de comunicação entre Clara Haddad e o público. Uma viagem através das histórias onde gestos transformam-se em muitas outras coisas. A música, a mímica, a ilustração, a brincadeira e a sonoplastia enquanto linguagem são formas de comunicar, de ver e sentir o mundo. Recomendado para bebés de 6 meses a 3 anos

 

Duração| 30 a 35 minutos

Género| Narração oral cénica, mediação de leitura e música

Texto, figurino e histórias cantadas| Clara Haddad

Figurino| Clara Haddad,  Entre Contos e Pontos e Sofia Almeida

Público a que se dirige| bebés de 6 meses a 3 anos. (bebés acompanhados por um adulto)

Lotação até 20 bebés. Acompanhados por no máximo 2 adultos cada um.

Tudo começa, em um quarto iluminado por uma lamparina, com alguém que conta uma história, ou antes, em uma voz que nos embala quando ainda não temos pALAVRAS(...) precisamos ser nutridos, não só com leite, mas também com histórias, contos e poemas.(...)

YOLANDA REYES

clara haddad contos bebés

espetáculos público adulto

Quando já não havia outra tinta no mundo o poeta usou do seu próprio sangue. Não dispondo de papel, ele escreveu no próprio corpo. Assim, nasceu a voz, o rio em si mesmo ancorado. Como o sangue: sem voz nem nascente.

Mia Couto

Alla Hu Akbar

Allah Hu Akbar é a frase introdutória de encantamento dos contos árabes. Tal como Sherazade, Clara Haddad vai nos conduzir em uma viagem ao mundo das mil e uma noites e dar a conhecer contos provindos de diversas tradições do médio oriente. Cada história permitirá que o ouvinte reflita sobre o quanto nosso mundo é amplo e misterioso e como nossas vidas podem se transformar nas circunstâncias mais inesperadas, inusitadas e engraçadas.

Espetáculo realizado em vários países e festivais.

Duração| 55 minutos

Texto, adaptação dos contos e narração| Clara Haddad

Público a que se dirige| Adultos

Figurino, Adereços e Objetos| Clara Haddad

Contos de Outrora para Pessoas de Agora

Quando a voz de uma guardiã das palavras entona "Era Uma vez...No tempo em que não havia tempo... Há muito tempo atrás", o passado deixa de ser tempo remoto para se tornar presente.Neste espetáculo Clara Haddad narra contos de culturas ancestrais de origens diversas. Contos que viajam já há muito tempo e tem passado de geração à geração, cruzando mares e oceanos , céus e terra ganhando novas matizes de cores. Contos de tempos remotos e lugares distantes, histórias divertidas, histórias de encantamento que nos fazem refletir...Histórias de outrora para pessoas de agora!

 

Espetáculo já realizado em diversos festivais desde 2007 e em países como Bélgica, Espanha, México, Itália, Portugal e Perú

.Duração| 55 minutos

Texto, adaptação dos contos e narração| Clara Haddad

Público a que se dirige| Adultos

Figurino, Adereços e Objetos| Clara Haddad

Fiandeira de Histórias

Fiandeiras de histórias é um espetáculo repleto de histórias de heroínas  que com o fio da garra, coragem e destreza tecem o seu destino. O movimento circular de quem fia sugere continuidade. Assim as heroínas fazem seu caminho, como fiandeiras do seu destino. os fios e as suas artes predominam nos contos e de alguma maneira sugerem a relação com o divino. Feita a teia feita ou desfeita as personagens que aparecem no espetáculo tentam dominar o tempo. Figuras femininas, sobrenaturais, míticas utilizam o fio para ordenar o processo Vida-morte-vida, para ganharem voz, resolverem problemas dominarem o tempo e o destino e construírem estratégias de sobrevivência.

Duração| 50 minutos

Texto, adaptação dos contos e narração| Clara Haddad

Público a que se dirige| Adultos

Figurino, Adereços e Objetos| Clara Haddad

À Sombra de um Baobá

Um espetáculo onde a narradora Clara Haddad nos conduz em uma viagem e apresenta histórias de origens diversas da tradição oral do mundo. Contos divertidos, contos de medo, contos de amor, contos para fazer sonhar à sombra de Baobá- a mágica árvore sagrada para os contadores de histórias.Diz um velho ditado africano “os contos não servem só para fazerem adormecer as crianças, servem para despertar a mente dos adultos”.

 

Duração| 65 minutos

Texto, adaptação dos contos e mitos e narração| Clara Haddad

Público a que se dirige| Jovem- Adulto a partir dos 16 anos.