Clara Haddad

Escritora Storyteller Formadora Editora  Biblioterapeuta Atriz Celebrante

Livros

Encomenda o teu livro preferido 

DSC_4953.JPG

Quem sou eu

Clara Haddad considerada a melhor narradora de Língua Portuguesa da Europa em 2015 e em 2020 ganhou o prémio Baobá de Literatura por sua trajetória profissional.

Quem Sou Eu

 

 

Nasci em São Paulo, Brasil 1975 sob o signo de gêmeos, tenho nacionalidade portuguesa, ascendência sírio-libanesa, brasileira e holandesa. 

Sou formada em "Artes Cênicas- Interpretação" pelo Teatro Escola Macunaíma, "Interpretação para TV- Cinema" no Stúdio Fátima Toledo, "Edição de Livros" pela Casa Educação e Biblioterapia pela Fundação Observatório do Livro e da Leitura.

​Possuo vasta experiência e knowhow de 3 décadas na área artística, sou uma artista da palavra com muita honra e orgulho.

Nesta longa trajetória já fui atleta e dançarina profissional me especializei em Jazz e Hip - Hop no Edge Performs Art Center e Madonna Grimes Fitness Theatre, que possuem sede em Los Angeles - E.U.A, Desenvolvi inúmeras oficinas e cursos de HIP-HOP e Dança em convenções e congressos nacionais em várias cidades do Brasil e internacionais. Coreografei para os programas de TV " Gente Inocente" (TV Globo), para a cantora Patrícia Coelho (Casa dos Artistas -SBT), Artistas Reunidos e diversos espetáculos de teatro e eventos corporativos para NBA, Amway, Reebok, Banco do Brasil, Coca-Cola entre outras grandes empresas.

​Em 1998 comecei a fazer uma transição de carreira, segui o que meu coração pedia e decidi me dedicar exclusivamente à narração oral. Foi um processo bonito e intenso.

Em 2006, criei a iniciativa «Escola de Narração Oral Itinerante», um projeto inovador com sede na cidade do Porto. Pelo projeto da escola já formei mais de 2.000 alunos em mais de 8 países. E mais de 50 mil pessoas em inúmeras iniciativas como palestras e congressos pelo mundo. Fui formadora convidada, no âmbito de pós-graduação e mestrado, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto na disciplina “Gestão e Animação de Leitura” e no Mestrado de Literatura Infantil e Juvenil organizado por El Banco del Libro da Venezuela.

Na área da literatura me dedico ao universo infantojuvenil mas também escrevo histórias personalizadas para eventos e casamentos com histórias.

Sou autora dos livros: «O que é que o crocodilo come ao meio-dia» publicado em Portugal (2020) e no Brasil (2021), «A Narradora de Histórias e outros contos de encantar» publicado em Portugal (2018), «Poeira das Estrelas» publicado em Portugal (2017) e no Brasil (2018) - este livro foi escolhido para integrar o acervo básico da infância 2019 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ. Sou coautora do premiado livro «Histórias de quem conta histórias» publicado em 2010- este livro está em várias listas de altamente recomendável, obteve a maior distribuição feita pelo Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE 2012) e foi escolhido para representar o Brasil, no catálogo brasileiro da feira internacional do livro infantil em Bolonha-Itália em 2011 e 2012, a maior feira mundial da área infantojuvenil.

 

Fundei, formalmente em 2013, a Fábrica das Histórias Associação Cultural e Editora cujas iniciativas já aconteciam desde 2006 e são relacionadas à narração oral, literatura, ilustração, livro e a leitura.​ Sou consultora de diversos projetos e presto consultoria em ambiente corporativo e para profissionais liberais e empresários que em sua vida profissional necessitam falar para audiências e saber desenvolver um discurso coeso, criativo e interessante. Dentre os clientes destacam-se: IBM Brasil, SESC, SENAC, Instituto Trilha Arte e Educação, CRPG-Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, Boticário, APHCH-Associação Portuguesa de Hipnose Clínica e Hipnoanálise, Ordem dos Engenheiros de Coimbra, Clube EDP, entre outros.

Já narrei para mais de 300 mil pessoas, no Brasil e no exterior. Ao longo da minha trajetória tive a honra de ser a primeira narradora a contar histórias no Santuário de Machú Picchu no Perú e a honra de ser a primeira narradora de língua portuguesa a ser convidada a contar no «Festival Alden Biesen» na Bélgica em 2009- um dos festivais mais importantes e antigo da Europa.  Em 2015, neste mesmo festival, fui distinguida como a melhor narradora de língua portuguesa da Europa. Em 2020, ganhei o Troféu Baobá de Literatura- considerado o Óscar da narração de histórias brasileiro, que destaca escritores e contadores de histórias com trabalho relevante na área.

Ensino as pessoas a encontrarem a sua voz como narradores valorizando seu estilo e marca pessoal. Ajudo profissionais de diversas áreas a comunicar de maneira eficaz, empática e carismática.


​E assim vou construindo a minha história, semeando afetos, oferecendo o meu conhecimento e partilhando saberes com quem tem o desejo de seguir este caminho "das palavras"

Cursos Disponíveis

As formações são organizadas pela Associação Cultural Fábrica das Histórias sob a aba da Escola de Narração Itinerante, que é um dos projetos da associação e uma marca registrada. A Escola de Narração Itinerante é uma ideia original da artista da palavra Clara Haddad. Uma iniciativa pioneira em Portugal de formação especializada em arte narrativa, storytelling e literatura. Uma "escola" que se caracteriza pela itinerância e que começou suas funções em 2006. As formações são livres  pois os cursos são de educação não formal. Os cursos mencionados abaixo podem ser realizados on--line ou presencialmente. Seja um narrador experiente, um novato ou curioso na arte de narrar, todos são bem vindos!

Encontro com as Histórias por Clara Haddad

Todo mundo gosta de ouvir uma boa história. Os narradores de histórias nos levam a mundos maravilhosos e desconhecidos. Eles nos dizem como a vida é, foi e talvez será através das narrativas que contam as experiências, vivências e memórias de um povo. Seja uma história antiga ou nova, assustadora, triste ou engraçada elas sempre criam reflexões importantes sobre a vida. Esta formação tem 20h/aula presencial ou on-line

Contos, Cantos e Livros para Bebés

Através da narração de histórias, contos cantados, livros e objetos… criamos a ligação necessária para abrir o portal do imaginário, afinal, nunca é cedo demais para apresentar à criança o mundo das histórias, dos livros e da leitura. O curso será dinâmico com dicas práticas e eficazes para contar histórias para crianças de 0 a 3 anos. 6h/aula

Caiu na Rede Histórias no meio digital

Em tempos de distanciamento social, as redes sociais e os meios digitais ganharam um protagonismo gigantesco sobretudo para os artistas da palavra. Além dos narradores, os bibliotecários e professores se viram apreensivos, e muitos, tiveram que buscaram técnicas para gravar vídeos e fazer lives.No curso os alunos vão: · Se posicionar com clareza perante as câmeras e contar histórias. · Superar o medo de “falar” para uma câmera entre outros assuntos 12h

Como contar histórias com livros?

Este curso pretende fornecer ao mediador de leitura pistas concretas e experimentadas com sucesso para compartilhar histórias através de estratégias flexíveis e fáceis de aplicar. Vamos falar da seleção adequada de um livro à sua preparação, narração e exploração adequadas às diversas faixas etárias, bem como ensinar técnicas importantes para controlar o espaço e o tempo, colocar bem a sua voz e dominar a sua postura corporal de forma a cativar e promover o livro e a leitura. 6h ou 12h

Há Bué de Time

Contar histórias para adolescentes tem sido um grande desafio para pais e professores. Mas qual será o tipo de histórias indicadas? Qual a técnica ideal para ser utilizada? O que é preciso para contar para este público tão exigente e "difícil". Nesta formação vou desvendar alguns segredos e técnicas eficazes para narrar para este que é um dos públicos mais "temidos" e exigentes.

Conto, Logo Existo! Os contos Terapêuticos por Clara Haddad

Todos nós temos necessidade de ouvir e contar histórias, não apenas como entretenimento e partilha, mas para compreender o que elas têm para nos dizer sobre nós e de nossas relações com os outros. Sem dúvida, as histórias estão repletas de metáforas que podem criar uma intensidade emocional que pode transformar-nos instantaneamente. O objetivo do curso é descobrir os benefícios dos contos e metáforas em diversas situações. carga horária: 12h/aula ou 26h presencial ou on-line

tapetes e kamishibais por clara haddad

Neste curso em torno dos Tapetes Narrativos-tapetes em patchwork repletos de figuras que narram histórias baseadas em contos de origens diversas- e os Kamishibais -teatros japoneses de papel vamos descobrir, explorar e vibrar com estes fascinantes suportes «cénicos» que encantam públicos de todas as idades que nos permitem expandir o modo como contamos histórias e que se revelam de extrema eficácia na relação com pré-leitores e leitores iniciais. Curso pioneiro do género realizado em Portugal

o que conta o corpo? expressão corporal

O corpo do contador de histórias é presença, emissão, projeção, gesto…, e forma parte do diálogo que se mantém entre quem conta e os que escutam. A partir do seu corpo o narrador estabelece uma comunicação não verbal com seu público e essa comunicação acompanha o seu discurso oral de forma a completar e “ilustrar” o que suas palavras dizem. A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação dos seres humanos e está intimamente ligada ao pensamento e ao sentimento. 12h

Líderes Narradores-Storytelling Organizacional

O que é o Storytelling? Qual a sua aplicabilidade nas empresas? Encontrando a voz do Líder. Que tipo de líder eu sou? A importância da narração de histórias para os líderes e seus benefícios. A autencidade na comunicação para comunicar bem com sua equipe Como engajar as equipes através das histórias Como contar uma história para desfazer barreiras na comunicação? 12h

Formação completa do artista da palavra

Formação mais alargada no tempo. Desde o nível básico até o avançado. Tempo total de 18 meses. Com apresentação pública final. Turma muito reduzidas. Ainda não está disponível em formato on-line. Somente presencial.

Entre Contos& Encantos-Nível 1 e 2

Existe uma maneira de falar que pode chegar ao coração? Como oferecer a sabedoria ancestral presente nos contos às pessoas? Existem maneiras de permitir, que suas palavras, criem imagens que seus ouvintes possam ver? Quem é o narrador de contos contemporâneo? Esta jornada, lúdica e profunda, de 60 h de duração é um caminho de desenvolvimento interior e transformação que irá aprofundar as capacidades e habilidades do narrador de histórias que existe dentro de nós.

o poder da palavra- avançado I

Este já é um nível para quem deseja seguir o caminho profissional. Com exercícios individuais e em grupo este curso tem como objetivo explorar as qualidades de cada participante enquanto narrador e desenvolver as suas competências na arte de contar histórias. Todos os temas vistos no curso anterior são aprofundados. O aluno terá que criar um projeto e fazer apresentação pública 60h( curso) + 10h( mentoria individual)

avançado II

No nível avançado II é recomendada para quem pretende seguir este caminho no “mundo da narração” e busca entender sobre o mercado de trabalho e as possibilidades de atuação. Nesta fase já estará claro seu estilo pessoal e aqui vamos falar sobre formação de repertório, fazer intercâmbios com outros profissionais, criar projetos, assistir documentários trabalhar em profundidade a estrutura de história, voz, gesto, movimento, construção de repertório, recolha, busca e reconto de histórias.

"Haverá sempre alguém
que precisa da tua história
e de quem tu também precisas."
​Bruno de La Salle

Mentoria na arte da palavra

A forma mais personalizada e próxima de eu te ajudar a construir repertório e a tua marca pessoal como artista da palavra.

Todos os meses eu reservo alguns horários para atender online as pessoas que querem resolver problemas específicos do seu trabalho artístico e querem ter o meu olhar e minha opinião direta sobre seus próximos passos. Nos encontraremos através de uma sala virtual que proporciona ótima experiência e nem vai parecer que estamos à distância. Nessa sessão individual estratégica eu identifico os possíveis erros que você está cometendo e te direciono a implementar estratégias mais assertivas para aceleração dos seus resultados e correção de rotas que podem estar te custando muito tempo e dinheiro. São 3 horas juntos onde vou montar junto com você um plano de ação de forma bem objetiva e focada. Em resumo essa sessão é para quem quer atenção personalizada e aceleração de resultados.

Envie um email contando um pouco mais do seu momento e objetivos e se é este o tipo de sessão indicada para o teu caso.